Em uma conexão de parceria, educação e tecnologia, a Viu Internet se uniu ao Senac Tramandaí para a realização da 4ª LitoralTEC – Feira de Tecnologia do Senac do Litoral. O evento, realizado de 17 a 19 de outubro, na SAT – Sociedade Amigos de Tramandaí, foi uma verdadeira imersão no mundo cibernético.
Foi o segundo ano da Viu na LitoralTEC. A provedora montou um laboratório onde apresentou a fibra óptica, equipamentos e o trajeto que o sinal de internet percorre até as residências. “Mostramos nossa documentação de rede (mapa com registro de todos os cabos, pontos e equipamentos) e como é importante para nossa organização e a entrega de um serviço de qualidade”, comentou Rytcher Santos, Projetista de Rede da Viu.
As equipes de Engenharia da Viu também fizeram demonstrações de fusão da fibra óptica na hora. “Foi enriquecedor poder sanar as dúvidas dos visitantes, de mostrar como é a distribuição de sinal e de cabos para atender uma cidade, por exemplo, ou ainda como restabelecer o sinal em casos de rompimentos”, completa.
Além de expositores, a feira contou com palestras, entre elas, “A evolução do 5G e a Cultura Digital”, ministrada pelo Head de Tecnologia e Operações, Rogério Rigon. “Estamos rodeados pela tecnologia. Então, entender sobre o assunto ajuda a acompanharmos a evolução de inúmeros serviços, atividades e ambientes do nosso dia a dia”, destaca.
Segundo Rogério, além de ser um excelente evento para disseminar o conhecimento, a LitoralTEC é uma oportunidade de despertar o interesse de jovens a trabalhar com telecom. “Principalmente na nossa região, onde a carência por profissionais na área é grande. A disseminação de eventos como esse é importante para nossa comunidade, e a Viu será cada vez mais participativa”, conclui.
Airton Wietholter, gerente de Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações, área da Viu responsável pelos estudos, planejamento e configuração do caminho da conexão para entregar uma internet de alta qualidade, complementa que “a Viu valoriza ações que contribuam para a construção de uma sociedade mais digitalmente inclusiva, e irá participar cada vez mais de movimentos como a LitoralTEC”.
Fotos: Senac Tramandaí e Talis Ramon/Litoral na Rede